No que você é especialmente talentoso? Como descobrir seus talentos?

Há vários caminhos. O meu foi marcante. Tinha 11 anos e cursava a 5a série. Meu ídolo era o professor de história: jovem, comunicativo, inteligente e descolado. Certo dia, ele nos convoca a montar grupos para apresentar capítulos do livro. “Vocês vão treinar a oratória, falarão aqui na frente”, disse ele. “Será um treino importante, pois alguns de vocês tem dificuldade para falar na frente dos outros. O Rogério, por exemplo!”. Seu braço, apontado em minha direção, parecia ter uns 10 km de comprimento. Senti que encolhia de vergonha. Ele completou: “Vocês estão vendo? Olha como ele está vermelho. É muito tímido…”.

Fiquei com a certeza de que tinha um “defeito” a corrigir. Passei a analisar em todos a postura, a entonação da voz, o emprego das palavras, o uso do humor, a maneira de contar estórias… Adolescente, lia biografias de grandes oradores e me via fascinado a expressar uma fala envolvente e persuasiva. Hoje, meu trabalho é falar. E quando falo, fico em “flow”, ou seja, me sinto “em fluxo com a vida”. E aqui reside a dica.

Prestar atenção aos desafios que nos colocam em flow é essencial para descobrir talentos. Reconheça o que é capaz de fazer você “desaparecer” no que faz, perder a noção do tempo, com foco e atenção PLENA. Em flow, não precisamos de alguém dizendo “muito bom, isto está ótimo e precisava mesmo ser feito”. Aquela voz dentro da nossa cabeça diz: “Eu sei, eu sei… estou arrasando…”. Em flow, experimentamos uma emoção que chamo de “saudade do futuro”: é quando você se pergunta “Quando a vida vai me chamar aqui de novo?”.

Observe tudo o que é capaz de fazer com ganhos rápidos de eficácia e eficiência. Note como ao fazer e refazer algo você incorpora seus truques e macetes, inova e se torna uma referência para os demais naquele assunto.

Viver felicidade de verdade depende do quão próximo dos seus talentos você se coloca. reconfigure seus desafios para se encontrar em flow em grande parte do tempo.

 

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA REALIDADE.

ROGÉRIO CHÉR, FALANDO COM VOCÊ SOBRE PROPÓSITO DE VIDA E CARREIRA.

 

Comments

comments