Há poucas coisas que combinam tanto quanto 3 pilares: Liderança, Cultura e Engajamento.

A Cultura de uma empresa deve expressar a Identidade Organizacional por meio dos seus Elementos: Propósito, Missão, Visão e Valores. Para “pousar” essa essência de modo concreto na realidade da empresa, entram em cena os chamados Artefatos da Cultura: comportamentos, símbolos e sistemas. Os comportamentos derivam dos valores, reforçando na prática seus significados. Os símbolos encontram-se nas percepções que fortalecem – ou enfraquecem – a Cultura no dia-a-dia: os rituais de gestão, as instalações físicas, o desenvolvimento dos melhores talentos, o modo como administramos o tempo e o orçamento, apenas para citar alguns. Por fim, os sistemas precisam estar embebidos da Cultura, ou seja, ela deve estar presente na maneira como lidamos com nossas políticas e processos quando nos relacionamos com nossos stakeholders.

Note: uma Cultura tem efetividade quando sua Liderança é seu modelo vivo e exemplar. É ela quem patrocina a Cultura em todas as cenas da vida corporativa. E será este o fator chave mais relevante para engajar e inspirar a todos em Propósito comum.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE.

ROGÉRIO CHÉR, FALANDO COM VOCÊ SOBRE PROPÓSITO DE VIDA E CARREIRA.

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