Corremos o risco de fazer a Cultura Organizacional parecer um conjunto de palavras ocas, sem contato com a realidade. Por vezes, parece apenas uma boa peça de comunicação. Por isso, sugiro 5 passos para torná-la uma experiência concreta:
- Explicite os Elementos da Cultura: encontre a forma mais autêntica para explicitar o Propósito (por que existimos), a Missão (o que precisamos fazer agora), os Valores (como fazemos as coisas por aqui) e a Visão de Futuro (o lugar aspiracional a conquistar ao implementarmos a Missão, inspirados pelo Propósito).
- Empodere a Liderança: crie alta conexão racional e emocional de todos os gestores de pessoas com os Elementos da Cultura, para que se tornem seus exemplos.
- Formalize os Comportamentos: indique claramente o conjunto de comportamentos desejáveis que reforçam a Cultura no dia-a-dia.
- Ajuste os Símbolos: cuide coerentemente dos sinais exteriores que dão consistência aos Elementos da Cultura, tais como rituais de gestão, lay outs e orçamentos, por exemplo.
- Revise os Sistemas Organizacionais: faça ampla revisão de todas as políticas e dos processos, garantindo que tomem os Elementos da Cultura como ponto de partida e que reforcem a Cultura desejada com sua execução.
Estes passos tornarão a Identidade Corporativa concreta e ampliarão o Engajamento.
LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE.
ROGÉRIO CHÉR, FALANDO COM VOCÊ SOBRE PROPÓSITO DE VIDA E CARREIRA.
Deixe a sua mensagem
Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *