Chamamos Líder Coach aquele indivíduo que usa técnicas de Coaching na gestão de pessoas e times, com o objetivo de fazer com que seus Liderados se percebam, entendam suas necessidades e projetem suas ideias e ideais.

Há momentos em que o Líder precisa ser diretivo, comandar: “faça isso, vá naquela direção”. São, em geral, situações urgentes, em que um claro comando se faz necessário. Mas há outros contextos que são importantes mas não são urgentes, em que vale dialogar com o Liderado a fim de possibilitar que aprenda com a situação, amplie consciência para suas próprias reflexões e se empodere de suas iniciativas.

Mas não se engane: não há técnica que substitua a atitude decisiva para ser um efetivo Líder Coach: interesse genuíno por pessoas. É por este motivo que todo Líder Coach é excelente formador de outros Líderes e constrói em torno de si:

a) ótimo clima;

b) engajamento;

c) alta performance.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.