Corremos o risco de fazer a Cultura parecer um conjunto de palavras abstratas. Por isso, sugiro 5 passos para torná-la uma experiência concreta:

1) Expresse os Elementos da Cultura: explicite o Propósito (por que existimos), a Missão (o que precisamos fazer agora), os Valores (como fazemos as coisas por aqui) e a Visão (futuro aspiracional a conquistar ao implementarmos a Missão inspirados pelo Propósito).

2) Empodere a Liderança: crie alta conexão racional e emocional de todos os Líderes com os Elementos da Cultura, para que se tornem seus exemplos.

3) Formalize os Comportamentos: indique claramente o conjunto de comportamentos desejáveis que reforçam a Cultura no dia-a-dia.

4) Ajuste os Símbolos: cuide coerentemente dos sinais exteriores que criam coerência com os Elementos da Cultura, tais como rituais de gestão, lay outs e orçamentos, por exemplo.

5) Revise os Sistemas: faça ampla revisão de todas as políticas e processos, garantindo que tomem os Elementos da Cultura como ponto de partida e que reforcem a Cultura desejada com sua execução.

Estes passos tornarão concreta a Identidade Corporativa e ampliarão o Engajamento.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.