É impressionantemente comum a reclamação que as pessoas fazem de seus Líderes: eles não se posicionam com clareza!

Imagine que você e seu colega de trabalho participam de uma reunião com seu chefe, que fala por 40 minutos ininterruptos sobre certo tema, destaca números e estatísticas e cita frases de Platão e Aristóteles em sua oratória avolumada. Terminada e reunião, você diz para seu colega: “Ele é a favor, certo?”. Ao que seu amigo responde: “A favor? Claro que não! Entendi que ele é contra”. Você pondera como aqueles números apresentados sustentavam uma posição favorável, ao que seu par afirma: “Não! Pelo contrário”.

Líderes que não se posicionam com clareza nos deixam com a sensação de que somos burros e mergulham suas equipes em um limbo desgastante que dispara atitudes de ambiguidade e fragmentação na ação.

Como as pessoas entenderam coisas diferentes, cada um segue uma direção. Este tipo de Líder espera para ver qual direção dará certo, para então se posicionar: “Isso mesmo! Era o que eu dizia desde o começo”.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.