Ninguém faz importantes travessias sozinho. Todos precisamos de um grupo de conselheiros a quem recorrer, de tempos em tempos.

São pessoas que para nós podem representar 3 diferentes papéis:

– mentores: indivíduos que admiramos por sua quilometragem de vida, por seus erros e acertos e pela sabedoria adquirida em sua jornada; são ótimos ouvintes, sabem fazer ótimas perguntas e gostam de compartilhar suas experiências;

– aliados: são aqueles preparados para entrar na briga ao nosso lado, para “matar” ou “morrer” conosco, sempre prontos para agir quando for preciso;

– confidentes: são profissionais contratados (como Coachs e/ou Terapeutas), amigos ou familiares que conquistaram o direito de ouvir nossa história; independente do que nos têm a dizer, é um grande alívio tê-los para nos escutar de modo aberto e não julgador.

Algumas pessoas podem exercer simultaneamente esses papéis em nossa vida e carreira. Não abra mão delas.

Tão relevante quanto ter um grupo de conselheiros será atuar como mentor, aliado e confidente para pessoas importantes para você. Sentirá a maravilhosa energia ao fazer diferença na vida de alguém.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.