Quais comportamentos facilitam a delegação? Cinco dicas:

1) Demonstrar confiança: quando demonstramos confiança em alguém, esta pessoa se torna confiável. As pessoas se tornam indignas de confiança quando demonstramos não confiar nelas.

2) Deixar claro o que é esperado e qual é o prazo de entrega: muitos reclamam da qualidade de comunicação dos seus Líderes, da falta de clareza dos seus direcionamentos. Quando o parâmetro desejado não está claro, não há delegação eficaz.

3) Não impor o COMO: quando o gestor diz o que é preciso fazer e decide como será feito, a delegação estará inviabilizada.

4) Atuar como Líder Coach: dado o desafio, o Líder oferece proximidade e disponibilidade para dar feedback e corrigir rumos. Evita o microgerenciamento e dá ao liderado a oportunidade de aprender fazendo. O melhor será oferecer um espaço de autonomia para que a equipe se desenvolva.

5) Escolher bem a equipe: é necessário que o Líder identifique o profissional com as competências adequadas para a tarefa, e a partir daí libere o caminho para que o trabalho seja realizado pelo time.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.