Esta frase é repetida todos os dias, em diversas empresas. Aparentemente, soa positiva: sai da boca do líder que deseja empoderar sua equipe, estimular sua iniciativa e proatividade. Está certo em parte.
Tenho testemunhado de modo recorrente o efeito negativo dessa afirmação. Aos ouvidos dos liderados – sobretudo em contextos de crise e alta complexidade – estas palavras são compreendidas com as seguintes traduções:
- Não me conte! não quero ouvir!
- Não me importo.
- Não estou nem aí.
- Vire-se! Pago você para resolver.
- Não me comprometa.
- Não quero me responsabilizar por isso.
- Será ótimo que isto exploda em sua mão, e não na minha.
Um líder que se recusa a ouvir problemas estimula algo perigoso: miopia corporativa, expressa principalmente pela postura de não encarar a realidade de forma nua e crua. O melhor será colocar um “e” entre as frases: traga-me o problema “e” a possível solução. Será melhor para líder, liderados e para a própria organização.
LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!
ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.
Deixe a sua mensagem
Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *