Marc Goodman, especialista em segurança e fundador da Future Crimes Institute, disse:

“O fogo, a tecnologia original, pode ser usado para nos manter aquecidos, cozinhar nossos alimentos ou queimar a aldeia ao lado”.

O que isso significa?

A evolução tecnológica avança na mesma proporção em que o fator humano amplia sua importância. Inovar passa por um dilema ético: qual será a utilidade dessa inovação? a que propósito servirá? Essa é uma reflexão essencialmente humana, que depende de escolhas intencionais.

Tão importantes quanto os governos são as organizações, tão relevantes quanto os políticos são os líderes corporativos. Entre todos eles, ampliar consciência para o significado do que falamos e fazemos, inclusive quando inovamos, é fundamental para decidir se um poderoso vírus será usado para o bem da saúde humana ou como arma biológica, ou se queremos o fogo para nos manter quentes e nutridos ou queimados e devastados.

LEMBRE-SE: CONSCIÊNCIA TRANSFORMA A REALIDADE!

ROGÉRIO CHÉR, é sócio da Empreender Vida e Carreira, autor do best-seller “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, do livro “Engajamento – melhores práticas de Liderança, Cultura Organizacional e Felicidade no Trabalho” e co-autor com Magda Oliver Ruas da obra “O que mais você quer de mim? O desafio de viver relações significativas”.